top of page

ARLINDO PHILLIPI JR.

Arlindo Philippi Junior tem Doutorado em Saúde Pública (USP), Pós-Doutorado em Estudos Urbanos e Regionais (MIT/EUA) e Livre Docência em Política e Gestão Ambiental (USP). É Professor Titular da Universidade de São Paulo. Na USP foi presidente da Comissão de Pós-Graduação da Faculdade de Saúde Pública, Prefeito da Prefeitura do Campus da Capital (PUSP-C), Pró-Reitor e Pró-Reitor adjunto de Pós-Graduação. Na CAPES, foi Membro do Conselho Superior, Coordenador das Áreas Interdisciplinar e de Ciências Ambientais, membro titular do Conselho Técnico Científico de Ensino Superior e Diretor de Avaliação da CAPES. Foi ainda membro titular do Conselho Diretor do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas e do Conselho Deliberativo do INCLINE - Interdisciplinary Investigation Center on Climate Change. Exerceu funções de direção no IBAMA, na CETESB e na Secretaria do Verde e Meio Ambiente de São Paulo, e coordenou a área de Ciências Ambientais do PADCT/MCT.

LÚCIA DA COSTA FERREIRA

Lúcia C. is bachelors at Ecologia from Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1980), masters at Sociology from Universidade Estadual de Campinas (1991) and doctorate at Social Sciences from Universidade Estadual de Campinas (1996). Has experience in Sociology, on the following subjects: social conflicts, social action, biodiversity conservation, climate change, environmentalism, especially in the Amazon and Atlantic forest. Is the coordinate of tematic Project Population growth, vulnerability and adaptation: ecological and social dimensions of climate change on the coast of San Paulo (FAPESP in 2008/58159-7).

JOÃO JOSÉ DE ALMEIDA

Doutor em filosofia pela Unicamp (2004), foi visiting scholar no Massachusetts Institute of Technology (MIT) entre 2010 e 2011. Tem experiência na tradução de Wittgenstein (Observações sobre o Ramo de Ouro de Frazer, Ed. Deriva, Porto, 2011; Investigações Filosóficas, Ed. da Unicamp, em preparação), com pesquisa e publicações nas áreas da discussão da obra do autor, como também sobre aspectos lógicos, epistemológicos e clínicos da psicanálise e da psiquiatria. Atualmente é professor doutor (MS 3.2) da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp (Limeira, SP), onde atua como docente do Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (ICHSA).

MARIA GABRIELA SILVA MARTINS DA CUNHA MARINHO

Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) com graduação Comunicação Social (UFMG/IMSP). Coordenadora do Programa de Mestrado e Doutorado em Ciências Humanas e Sociais (PCHS-UFABC). Desenvolve pesquisas na área da História da Ciência, Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia com destaque para a História do Ensino Superior. É pesquisadora associada do Museu Histórico da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (MH-FMUSP). Tem experiência na coordenação de Centros de Pesquisa e Documentação e Museus.

ÁLVARO DE OLIVEIRA D'ANTONA

Formação em Ciências Humanas e em Sociais Aplicadas, incluindo Economia (graduação, 1989), Antropologia (mestrado, 1997) e Ciências Sociais (doutorado em Estudos de População, 2003; pós-doutorado em População e Ambiente, 2004).  Participa em projetos de pesquisa nacionais e internacionais sobre População e Ambiente e temas afins, com experiência de campo com populações em áreas rurais da Amazônia e no Nordeste do Brasil (em áreas protegidas e em projetos de colonização). Desde 2009, é docente da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA-Unicamp). Participa do Programa de Pós-graduação de Demografia (IFCH-Unicamp) e do Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (FCA/Unicamp). Além de coordenar o l-UM, é pesquisador-colaborador do Núcleo de Estudos de População (NEPO-Unicamp).

MARIA DE FÁTIMA RODRIGUES MAKIUCHI

Bacharel em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993) e Doutora em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (2005). Coordenadora do Observatório das Políticas Culturais (PPGDSCI/Ceam). Professora e pesquisadora da Universidade de Brasília. Integra o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional (PPGDSCI). Possui interesse e atua nos seguintes temas de pesquisa: Políticas Públicas e Desenvolvimento (em particular políticas de educação e cultura), Participação Social e Redes Sociais Colaborativas.

PETER ALEXANDER BLEINROTH SCHULZ

Possui graduação em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1984), mestrado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1985), doutorado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1990) e doutorado em Física - Universidad Autonoma de Madrid (1989). Pós doutorado no Instituo Max Planck de Física do Estado Sólido em Stuttgart (1990-1992). Atualmente é Professor Titular da Universidade Estadual de Campinas, atuando como professor do Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (ICHSA). Tem experiência na área de Física da Matéria Condensada, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas de baixa dimensionalidade e suas propriedades de transporte eletrônico. 

NILDO OURIQUES

Possui doutorado em Doutorado em Economia pela Universidad Autónoma de Mexico (1995). Atualmente é presidente do Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA) e professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina. Em 2010 gozou licença capacitação na Divisão de Pesquisa do Banco Central da Venezuela e em 2012 realizou pós-doutoramento na Universidade de Buenos Aires (UBA). Ministrou cursos sobre o pensamento crítico latino-americano na Universidad Nacional de Tucumán (Argentina), Universidade Bolivariana (Venezuela), Universidade de Padova (Itália) e várias universidades brasileiras. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: dependência e subdesenvolvimento na América Latina, integração latino-americana e as transformações do capitalismo contemporâneo.

JURANDIR ZULLO JUNIOR

Possui graduação em Matemática Aplicada (1985) e Engenharia Agrícola (1987), Mestrado em Pesquisa Operacional (Departamento de Matemática Aplicada - 1990) e Doutorado em Engenharia de Computação e Automação (Faculdade de Engenharia Elétrica - 1994), todos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É pesquisador do CEPAGRI/UNICAMP desde 1987, tendo sido Diretor do Centro de agosto de 2002 a agosto de 2008. Foi Assessor Científico da Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa da UNICAMP (COCEN) de 2009 a 2013, assumindo a Coordenadoria a partir de maio de 2013. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Planejamento Agrícola, Agrometeorologia, Sensoriamento Remoto, Processamento de Imagens, Zoneamento Agrícola e Mudanças Climáticas.

THALES HADADD NOVAES DE ANDRADE

Possui graduação em ciências sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1990) e doutorado em Ciências Sociais pela mesma instituição. Atualmente é professor associado do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência em diversas áreas das Ciências Sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: ciência e tecnologia, meio ambiente e inovação.

JULICRISTIE MACHADO DE OLIVEIRA

é Graduada em Nutrição (2002), Mestre em Saúde Pública (2006) e Doutora em Nutrição em Saúde Pública (2011) pela FSP/USP. Foi professora da UFV, de 2011 a 2012. Foi presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA), Limeira, SP, de 2014 a 2016. Faz parte da Rede de Agroecologia da Unicamp, RAU. Desde 2012, é professora do Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (ICHSA) da FCA/Unicamp, onde realiza atividades de ensino, pesquisa e extensão em alimentação, nutrição e suas intersecções.

DÁCIO ROBERTO MATHEUS

Possui graduação em Engenharia Agronomica pela Universidade de São Paulo (1985), mestrado em Ciências Biológicas (Microbiologia Aplicada) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998) e doutorado em Ciências Biológicas (Microbiologia Aplicada) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do ABC, atuando em Engenharia Ambiental e Urbana e na pós-graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental, sendo professor colaborador na pós-graduação em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente do Instituto de Botânica e colaborador na pós-graduação em Biotecnologia da Universidade de São Paulo. 

CAROLINA CANTARINO RODRIGUES

É bacharel em Sociologia e Ciência Política (1998), Mestre em Antropologia Social (2004) e Doutora em Ciências Sociais (2011), pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Especialista em Jornalismo Científico (2004), fez pós-doutorado no Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor). Tem experiência em pesquisa na área de Ciências Sociais, com ênfase em Antropologia Social (Antropologia da Política; Antropologia da Ciência e da Tecnologia), e na área de Comunicação (Jornalismo e Divulgação Científica e Cultural). 

bottom of page